A VIDA LOUCA DA MPB,ISMAEL CANEPPELE. Larissa Oliveira e Erika Faubique
Larissa Oliveira e Erika Oliveira 8D
A VIDA LOUCA DA MPB,ISMAEL CANEPPELE.
1-Introdução. Qual o assunto deste livro? Explique. Dezessete artistas que viveram intensamente em meio ao turbilhão de emoções, pressões, turbinados por drogas(legais e ilícitas),enfrentando preconceitos,amando e sofrendo muito. Das formas mais diversas e por diferentes motivos, a heterogênea constelação da MPB,com estrelas que vão dos anos 1930 aos 2000,teve vida louca.Artistas de vidas muito loucas e, quase sempre abreviadas por mortes precoces,enfrentaram tudo isso,vivendo intensamente e,fundaram escolas ,revolucionaram estilos,encantaram multidões e continuaram sendo referência para qualquer um interessado na diversificada música popular brasileira.
2- Desenvolvimento. Escolha um capítulo e faça um resumo. Itamar Assumpção nasce ao som do samba, na cidade paulista de Tietê, em 13 de setembro de 1949.Cresce perto do rio, do mato, escutando pássaros e com os pés no chão de terra. Corta os pés com lata enferrujada, empina papagaio e corre muito. Na verdade, desde bem cedo é tomado por esse ímpeto de liberdade que o acompanhará até o último instante de vida. É filho de Xangô, orixá coroado rei, aquele que tem a família, os seguidores e o poder. Assim, sempre cercado de admiradores acostumados a reverenciar sua genialidade e bisneto de escravos angolanos, cresce ouvindo os batuques do candomblé no jardim de casa. Nesse terreiro, atua como Ogã.
Ainda muito pequeno, Itamar passa a ser criado pela avó, zeladora do grupo escolar da cidade, enquanto seus pais moram em Santos. Com o irmão mais velho, frequenta o jardim de infância já na tenra idade de dois anos. É quando esse mesmo irmão completa os sete que Itamar entra para o primário muito mais cedo, vindo a completá-lo antes dos nove. No entanto, como não pode entrar para o ginásio até fazer onze, precisa enfrentar dois anos de
espera. É quando, pela primeira vez, vê-se obrigado a lidar com o tempo e a solidão. Dessa forma, muito jovem, é apresentado ao ócio criativo – nasce, então, um artista
3- Escolha 4 Palavras-chaves e procure o significado de dicionário.
Jurisprudência: É o termo jurídico que designa o conjunto das decisões sobre interpretação das leis feitas pelos tribunais.
Heterogênea: Um conjunto de elementos desiguais entre si.
Diversificada: É uma estratégia corporativa .
Paradigmas: É o conceito das ciências da epistemologia que define um exemplo típico ou modelo de algo.
4- Conclusão. Como termina esta história? Explique. Cada artista teve vida constrangedora ,sofreu de alguma forma,passou por certas coisas,mas apesar disso, aproveitaram suas vidas,fizeram muito sucesso,viveram várias emoções ,contaram suas histórias para servir de inspiração para fãs e admiradores.
5- OPINIÕES. Quais são as opiniões do grupo sobre a história deste livro. Os diferentes assuntos sobre a vida desses artistas que viveram de maneira "louca" é completamente realista e também constrangedor,que nos mostra que eles enfrentaram diversas coisas e através disso,serviram de inspiração e referência para aqueles que admiram a música popular brasileira.
Comentários
Postar um comentário