Fernanda,Eduarda Anjolim

                               HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS-LEANDRO KARNAL

1- “Faça a união das colônias ou desapareça!”,a primeira caricatura norte-americana a favor da união das 13 colônias.Em junho de 1754, foi organizada uma conferência das colônias inglesas emalbany (Nova York).

2- A derrota da França afastou o perigo permanente que as invasões francesas representavam na América, deixando os colonos menos dependentes do poderio militar inglês para sua defesa.Além disso, os habitantes das 13 colônias tinham experimentado a prática do exército e o exercício da força para conseguir seus objetivos e haviam tido, ainda que fracamente, sentimentos de unidade contra inimigos comuns.
3- Como já foi visto, a colonização inglesa da América do Norte,particularmente das colônias setentrionais, não foi feita mediante um plano sistemático. Em parte pelas características das colônias, em parte pela própria situação da Inglaterra no século XVII com suas crises internas, as colônias gozavam de certa autonomia.

4- Os acordos ao final desses conflitos nem sempre foram favoráveis aos colonos. Por fim, guerras como a dos sete anos, mesmo terminando com a vitória da Inglaterra, implicaram altos gastos.

5- Geralmente pouco considerada, a declaração de 1763 é uma origem importantíssima para a revolta colonial contra a Inglaterra. Importante, em primeiro lugar, porque fere os interesses de expansão dos colonos.

6- Importante também porque representava uma mudança grande da Coroa inglesa em relação às colônias da América: o início de uma política de interferência nos assuntos internos dos colonos. O ano de 1763 marcou uma mudança na história das relações entre a Inglaterra e suas colônias.

7- A Lei do açúcar (american revenue act ou sugar act), em 1764, representou outro ato dessa nova política. Essa lei reduzia de seis para três pence o imposto sobre o melaço estrangeiro, mas estabelecia impostos adicionais sobre o açúcar, artigos de luxo, vinhos, café, seda, roupas brancas. Desde 1733 havia lei semelhante, no entanto os impostos sobre os produtos perdiam-se na ineficiência das alfândegas inglesas nas colônias.


8- No mesmo ano de 1754, o governo inglês baixa a Lei da Moeda, proibindo a emissão de papéis de crédito na colônia, que, até então, eram usados como moeda. O comandante do exército britânico na América, general Thomas Gage, sugeria e fazia aprovar no mesmo ano a Lei de Hospedagem. Essa lei determinava as formas como os colonos deveriam abrigar os soldados da Inglaterra na América e fornecer-lhes alimento.

9- Porém, é somente com a Lei do selo, de 1765, que notamos uma resistência organizada dos colonos a esta onda de leis mercantilistas. a Inglaterra estabelecia, em 22 de março de 1765, que todos os contratos, jornais, cartazes e documentos públicos fossem taxados. A lei caiu como uma bomba nas colônias! Foram realizados protestos em Boston e em outras grandes cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA DOS EMBOABAS - MURIEL

MATERNIDADE NA ADOLESCENCIA - THAIS RODRIGUES PAZ(grupo escritoras autonomas)

REVOLUÇÃO FARROUPILHA - MARIA EDUARDA CARDOSO E PAMELA PAINI