Erika e Grazi
História dos Estados Unidos Leandro karnal
1-Mais uma vez entra em cena o chá. Mais uma vez surge o mercantilismo que a inglaterra parece disposta a implantar nas colônias. Mais uma vez, a reação dos colonos.
2-A mais conhecida delas interditava o porto de Boston até que fosse pago o prejuízo causado pelos colonos. A colônia de Massachusetts foi transformada em colônia real, o que emprestava grandes poderes a seu governador.
3-Para o filósofo, a maioria tem o direito de fazer valer seu ponto de vista e, quando o Estado não cumpre seus objetivos e não assegura aos cidadãos a possibilidade de defender seus direitos naturais.
4-Na verdade, as 13 colônias não se uniram por um sentimento nacional, mas por um sentimento antibritânico. Era o crescente ódio à inglaterra, não o amor aos Estados Unidos (que nem existiam ainda) que tornava forte o movimento pela independência. Mesmo assim, esse sentimento a favor da independência não foi unânime desde o princípio.
5-As sociedades secretas foram uma das primeiras reações dos colonos contra as medidas inglesas. A mais famosa delas foi Os Filhos da Liberdade, que estabeleceu uma grande rede de comunicações, em muito facilitando a articulação entre os colonos. Os Filhos da Liberdade também eram uma escolade política, pois seus membros liam as principais obras políticas (como a de Locke, entre outras) para darem base intelectual ao movimento.
6-As mulheres também organizaram Ligas do Chá com o objetivo de boicotar a importação de chá inglês. Nas grandes cidades como Nova York e Boston, mulheres encabeçavam campanhas contra produtos elegantes importados da inglaterra e incentivavam produtos feitos em casa, mais simples, porém mais “patrióticos”.
7-Em meio ao início de hostilidades deu-se o segundo Congresso da Filadélfia. Esse Congresso acabaria reunindo todas as colônias, inclusive a resistente Geórgia. Inicialmente, apenas renovou seus protestos junto ao rei, que acabou se decidindo a declarar as colônias “em rebeldia”.
8-A 2 de julho de 1776, o Congresso da Filadélfia acaba decidindose pela separação e encarrega uma comissão de redigir a declaração da independência. A declaração fica pronta dois dias depois
9-Em 4 de julho de 1776, o Congresso se reuniu na Filadélfia e proclamou, com o apoio da população, o surgimento de uma nova nação: os Estados Unidos da América. Na ilustração: O espírito de 1776, de Archibald M. Willard, simboliza a Independência
Comentários
Postar um comentário