ALMANAQUE DO SAMBA



TRABALHO SOBRE ALMA DO SAMBA 


Resultado de imagem para FOTOS DO SAMBAGABRIEL BORGES, MAYARA DOS SANTOS,NATAN DUTRA
turma:8D

TITULO
: Almanaque do samba
AUTOR: Andre Diniz
3- Introdução.

A musica popular brasileira tornou-se,como disse o critico cultural Antônio Cândido, o "pão nosso cotidiano da cultura nacional''. E o samba foi o recheio,por vezes inspiração,de quase todos os movimentos musicais desta terra carnavalesca.Isso aconteceu até mesmo naqueles momentos em que ''modernos'' tachavam-no de arcaico,ultrapassado.

apesar de ser um gênero resultante das estruturas musicais europeias e africanas,foi co, os símbolos da cultura negra que o samba se alastrou pelo território nacional.No passado,os viajantes denominavam batuque qualquer manifestação que reunisse dança, canto e uso de instrumentos dos negros.Esse era então um termo genérico para designar festejos.sentido amplo permaneceu na literatura colonial ate o inicio do seculo XX,quando a palavra samba passou a ocupar seu espaço.

4- Desenvolvimento
1-Uma viagem ao mundo do samba,com direito a parar em todas as estações ligadas direta ou indiretamente ao gênero,é o que o leitor vai encontrar nesta importante obra de André Diniz. 
2-O almanaque do Samba navega do Iundu ao pop-rock,passando pela canção de protesto,pelos festivais.
3-A musica popular brasileira tornou-se,como disse o crítico cultural Antonio Cândido,o 'pão nosso cotidiano da cultura nacional'.
4-A primeira menção ao termo samba conhecida foi feita em 3 de fevereiro de 1838 no jornal satilico Pernambuco, O Carapuceiro 
5-Samba significa tudo menos o ritimo que conhecemos hoje
6- no Rio de Janeiro,por exemplo,a palavra so passou a ser conhecida no final do seculo de XIX
7-Os estados implantados no Brasil após a revolução de 1930 soube aproveitar a "pegada" do samba 
8-com incentivo ao carnaval das escolas e a utilização da recem-inaugurada radiodifução,ajudou a expandir o gênero nacionalmente.
5- Escolha 4 Palavras-chaves e procure o significado de dicionário. 
LUNDU-designação de várias canções populares inspiradas em ritmos africanos, introduzidas em Portugal e no Brasil a partir do XVI.

CORTIÇOS-CORTIÇO é a denominação dada, no Brasil e em Portugal, a uma casa cujos cômodos são alugados, servindo cada um deles como habitação para uma família. As instalações sanitárias são comuns.

AUTENTICO-Diz-se que cada um dos quatros modos eclesiásticos de caráter expansivos e cujo âmbito esta entre a final e a oitava superior.

CÂNONES-é um termo que deriva do grego “kanón”, utilizado para designar uma vara que servia de referência como unidade de medida. Na Língua Portuguesa o termo adquiriu o significado geral de regra, preceito ou norma. Em determinados contextos, a palavra canone pode ter significados mais específicos.
6- Conclusão.
apenas com a garantia de justiça social e dignidade a todos,"as não falam","chega de saudade","vai passar" e outros obras de cartola,Tom Jobim,Vinicius De Moraes e Chico buarque entretenimento.mas,sem ilusões:a "musica de verão" vai continuar a divertir os consumidores.Porém,críticos e intelectuais vão poder apenas rir dessas diversões. Claro,desde que abandonem a convicção da superioridade dos seus valores e ganhem uma pitada de humor... 


7- OPINIÕES.livro sensacional!Milhões de histórias e informações sobre o samba e o Brasil em todas as épocas.Pra quem buscava se aprofundar no mundo do samba, como eu, esse livro ultrapassou as expectativas.conheci vários artistas que não tinha ouvido falar, me aprofundei na história de outros que conhecia pouco, e aprendi mais sobre a história do país.Melhor que isso, só no dia que inventarem a máquina do tempo, pra podermos voltar no tempo pra conhecer Cartola, Paulo da Portela, Candeia e muitos outros mestres!


Resultado de imagem para FOTOS DO SAMBA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA DOS EMBOABAS - MURIEL

MATERNIDADE NA ADOLESCENCIA - THAIS RODRIGUES PAZ(grupo escritoras autonomas)

REVOLUÇÃO FARROUPILHA - MARIA EDUARDA CARDOSO E PAMELA PAINI